9.6.13

Allez les bleus

"Allez les bleus, allez les bleus, allez"... 


















Um ano após julho de 2013 o País sediou uma Copa Mundo FIFA™. Era o início dessa crise política, capitalista, social e comportamental. Nesse cenário de urgência, tanto da reforma íntima como da imposição da honestidade social, estava fomentado o drama dos baobás. Este conteúdo foi realizado e veiculado um ano antes da Copa, dias antes da população ir às ruas nos protestos de junho. A ação foi postada pelo Sebrae-RS no Youtube e no Facebook: uma abordagem ficcional para um registro documental dos comerciantes de Porto Alegre recebendo um turista de língua estrangeira.

Este trabalho foi realizado com espontaneidade e a produção aconteceu de forma fluída. O único ator é o Pedro de Oliveira, que havia protagonizado recentemente Viver Experimentar, Sentir e morou na França por anos. Os outros participantes são todos elenco verdade que surgiam ao acaso. As câmeras ficavam disfarçadas o máximo possível. As abordagens eram improvisadas pela equipe na rua (assistência de direção de Laura Gruber, direção de fotografia de Fernando Vanelli, operação de câmera da Lívia Pasqual, captação de som de Jonathan Lima). A honestidade das reações até o desfecho da encenação eram o objetivo. Cerca de 50% do material editado é a gravação do teste de câmera feito com o Pedro de Oliveira.

Os comentários nas redes sociais levantaram se é papel do prestador de serviço brasileiro aprender outra língua ou se o turista que deve estar preparado para se comunicar pela língua do país que visita.


 
Ficha Técnica

Agência: Global
Criação: Tiago Russell e Minwer Daqawiya
Atendimento: Fabrício Mazzola
RTVC: Roberto Simões
Produtora: Supernatural Filmes
Diretor de cena: Juliano Carpeggiani
Diretor de fotografia: Fernando Vanelli
Produtora executiva: Candida Schmitt
Segunda câmera: Lívia Pasqual
Assistente de produção: Jonathan Lima
Assistente de produção: Laura Gruber
Montagem e finalização: Matheus Saccomori
Ator: Pedro de Oliveira
Aprovação: Jorge Seadi Junior, Janaína Duarte e Carolina Lopes da Silva

Clipagem
Portal Sebrae
Coletiva.Net
Portal da Propaganda

Nenhum comentário: